segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Madeiras Certificadas


Falamos tanto em utilizar madeiras certificadas, mais quais são estes certificados no Brasil?
Para auxiliar na escolha da madeira a ser utilizada nas construções, mobiliário, papéis, todos os sub produtos que podemos imaginar, vamos falar hoje dos selos FSC e Cerflor.
No Brasil estas são certificações voluntárias de manejo florestal que têm se desenvolvido internacionalmente desde a década de 1980.

FSC
O FSC - Forest Stewardship Council - Conselho de Manejo Florestal, é uma organização não governamental, internacional e independente, formada por ambientalistas, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, produtores rurais, empresários e representantes de populações tradicionais, fundada em 1993 com o objetivo de acreditar certificadoras.

Ela não emite certificados, mas garante que aqueles emitidos pelas certificadoras obedeçam a padrões de qualidade. Estas desenvolvem um método para certificação baseado nos Princípios e Critérios do FSC, adaptando-​o para a realidade de cada região ou sistema de produção. A certificação FSC segue 10 princípios:

1.    Atendimento às leis e aos princípios e critérios do FSC;
2.    Posse e direito de uso da terra;
3.    Direitos dos povos indígenas;
4.    Relação comunitária e direito dos trabalhadores;
5.    Benefícios da floresta;
6.    Impacto ambiental;
7.    Plano de manejo;
8.    Monitoramento e avaliação;
9.    Floresta de alto valor para a conservação;
10.  Plantações florestais.

Cerflor
O Cerflor é uma certificação brasileira que promove o bom manejo florestal do país de acordo com os critérios pré-estabelecidos pelo INMETRO e com base em políticas aplicadas pelo programa europeu PEFC, um certificado de reconhecimento mundial. 
As normas que compõem o Cerflor foram elaboradas pela CEE - Comissão de Estudos Especial de Manejo Florestal, no âmbito da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, fórum nacional de normalização. 
As duas certificações são extremamente parecidas e possuem duas categorias principais: o manejo florestal e a cadeia de custódia. A primeira refere-se à floresta propriamente dita, enquanto a segunda envolve a cadeia produtiva que utiliza material certificado.

É preciso consciência para garantir que as áreas de preservação ambiental sejam respeitadas. Todos somos responsáveis, em cada escolha que fazemos estamos determinando quem é que vai lucrar. Melhor escolher quem respeita as leis, o meio ambiente e, por consequência, todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário