quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Qualidade do Ar

Será que a poluição está só nas ruas das grandes cidades?

E dentro de casa? 
Será que podemos estar respirando um ar poluído? 

E o cheiro forte dos produtos e materiais que se utiliza?
Faz bem?
Faz mal?




Alergias? Dores de cabeça? Náuseas?

A qualidade do ar interno afeta a produtividade, a saúde e o conforto das pessoas. A síndrome da edificação doente inclui uma variedade de sintomas, como irritação nos ouvidos, nariz, olhos, agravamento das alergias e sintomas como asma, além de resfriados, doenças infecciosas, náuseas, cansaço, entre outros tantos.

Existem centenas de substancias químicas presentes no ar que respiramos. A maioria dos produtos utilizados nas construções e os mobiliários emitem compostos orgânicos voláteis e a qualidade do ar interno depende diretamente desta contaminação e também da contaminação proveniente dos sistemas de ventilação contaminados e inadequados.



Falando de saúde não temos como deixar de lado o stress. A qualidade do ambiente interno interfere no aumento do nível de stress quando não existe a acústica e iluminação adequada, conforto visual e térmico.

Pensar em uma habitação ou local de trabalho adequado é o que um bom projeto de arquitetura deve primar. 


    projeto de casa sustentável - AMES arquitetura e construções sustentáveis


A arquitetura é o estudo dos abrigos, o projeto de seus ambientes internos e externos e a relação dos seres humanos com os espaços. Ela considera escalas, proporções, ordens, texturas, funções, os contextos, as condições sociais, as legislações. A arquitetura é um reflexo da cultura, do clima, da economia. É uma mescla entre tecnologia e arte. Esta arte habitável precisa ser projetada buscando a qualidade do ambiente interno. Primordial para a saúde dos usuários.

Algumas ações de projeto decisivas na qualidade do ambiente interno:
- Correta implantação da edificação, localização das aberturas e tomadas de ar externo;
- Iluminação e ventilação natural adequada; 
- Utilização de materiais com baixo nível de emissão (VOC's), assim como também deve ser avaliada a durabilidade e necessidade de manutenção;
- Sistema de climatização com filtragem e limpeza do ar, adequado a cada tipo de edificação;
- Determinação de um projeto de vedações externa que minimize a entrada, condensação e infiltração de água;



Isto tudo resulta em qualidade do ar interno, em saúde.
Porque quem precisa ser salvo não é bem o planeta,... é a raça humana que precisa se manter viva e aprender a viver em harmonia com a natureza!






Nenhum comentário:

Postar um comentário